Sorri e o Mundo Sorri Contigo por Luísa Sargento

13 janeiro 2009

De Albert Einstein

"Nada beneficiará tanto a saúde humana e incrementará
as possibilidades de sobrevivência da vida sobre a
Terra, como a evolução em direcção a uma dieta
vegetariana."


http://www.sejavegetariano.org/

3 comentários:

  1. Cara amiga,

    Antes de mais, parabéns pelo Blog.

    Quanto ao conteúdo da mensagem, permite-me discordar.

    Acredito que quem leve uma vida, um tanto ou quanto, moderada, consiga viver com uma alimentação vegetariana (não digo dieta, porque se trata de um modo de vida, e não de uma prática sazonal).

    Dito isto, acredito também que quem pratica desporto precisa de fontes proteicas vinda do peixe, ovos e carne. Sei que podemos ir buscar os nutrientes a fontes vegetarianas (soja por exemplo), mas as alternativas podem cumular diversos nutrientes (e.g. carnes vermelhas - proteína + creatina).

    Acho que, como tudo na vida, é preciso é moderação, até porque 60 a 70% da minha alimentação é baseada em alimentos vegetarianos. Existem muitos artigos cientificos sobre os benefícios / desvantagens da carne (não tanto do peixe), mas nenhum, até hoje, me conseguiu convencer. Só acredito numa coisa: o segredo d euma boa alimentação está na moderação / diversificação.

    ResponderEliminar
  2. A frase não é minha, embora concorde com o autor - A.Einstein. Somos livres de pensarmos o que quisermos e escolhemos ser quem somos, o debate está lançado! Opinem! Cada um juntar-se-á à sua tribo... e viveremos felizes, em busca de mais qualidade de vida, para nós e todo o planeta!

    ResponderEliminar
  3. “A creatina [NH2-C(NH)-NCH2(COOH)-CH3] é um composto de aminoácidos presente nas fibras musculares e no cérebro. (…)
    A creatina é quebrada em creatinina após o exercício físico dos músculos. O seu nível é equilibrado pelos rins, e logo após ela é eliminada pela urina.(…)
    Em humanos, geralmente metade da creatina armazenada é originada dos alimentos (principalmente da carne e peixe). Entretanto, a síntese endógena de creatina no fígado é suficiente para as atividades normais do dia-a-dia. Em função disso, apesar de os vegetais não conterem creatina, os vegetarianos não sofrem por sua deficiência.” Wikipédia

    ResponderEliminar