Sorri e o Mundo Sorri Contigo por Luísa Sargento

21 fevereiro 2009

Valorizar

Há coisas que não entendo, certamente são muitas, mas hoje estou indignada com apenas uma! Já há uns tempos que ando a pensar nela e hoje parece que explodiu... Como se a última gota de água tivesse sido colocada no meu imenso copo de paciência e compreensão.

Não percebo, nem quero entender (desculpem o meu ego...) o facto de as pessoas não valorizarem o outro só por valorizar, sem que ele peça, sem que ele grite: ouve lá, não achas que valho mais do que isso?!?!

Esta necessidade constante de querer que o outro se humilhe, que suplique um pouco mais, é deveras irritante. Só que o mais incrível é que aqueles que se contentam com pouco, que são felizes simplesmente por que sim, são tão pouco valorizados, por norma até são sugados para o fim de um túnel como se eles nada fossem apenas porque são felizes e têm em si o gene de santôsha! Enquanto os outros que se enaltecem que dizem fazer mais do que fazem, que obrigam os outros a dizerem: sim és o/a maior/a! levam sempre mais um trunfo, mais uma palavra ou mais uma atenção!

Que sociedade esta... que quase consegue corromper aqueles que não se enquadram no seu padrão de aparência...

Dizia-me um amigo meu, noutro dia: se te contentas com uma flor quem é que te dará um ramo de flores?! Que confusão que isto me faz... Não sei se me consigo adaptar a esta perspectiva de vida, se este é o mundo em que quero viver...

A sorte é que continuo assim:
foto de Joel Bessa

2 comentários:

  1. Santôsha
    Sétima norma ética do Yôga e significa contentamento.
    " - O yôgin deve cultivar a arte de extrair contentamento de todas as situações.
    - O contentamento e a sua antítese, o descontentamento, são independentes das circunstâncias geradoras. Surgem, crescem e cingem o indivíduo apenas devido à existência do género desses sentimentos no âmago da personalidade.
    - O instrutor de yôga deve manifestar constante contentamento em relação aos seus colegas e expressar isso através da solidariedade e apoio recíproco.
    - Discípulo é aquele que cultiva a arte de estar contente com o Mestre que escolheu.
    Preceito moderador:
    A observância de santôsha não deve induzir à acomodação daqueles que usam o pretexto do contentamento para não se aperfeiçoar." Tratado de Yôga, DeRose, p.p. 800-801

    ResponderEliminar
  2. Luisinha amori!
    O mundo em que vivemos é o mundo que criámos, mesmo que não directamente pela nossa vontade. Para o mudar, começamos por nos mudar e tu deste o primeiro passo, a partir de agora já ninguém nos pára!!!
    'A união fez de nós o que somos, fará por nós aquilo que não imaginamos' DeRose, só para ti!

    bjocas
    joana

    ResponderEliminar