Sorri e o Mundo Sorri Contigo por Luísa Sargento

08 maio 2009

Movimento Slow

"Hoje mais que nunca, o indivíduo moderno vive submergido numa particular corrida de obstáculos em que controlar o cronometro até a o último segundo determina nossa existência. A desconexão com o meio natural e o seu tempo, ligada as estações e demais fatores que escapam ao nosso controle, parece uma miragem nas sociedades ocidentais de hoje em dia. As cidades tornam-se anônimas e levitamos, submergidos no nosso peculiar universo de interesses. A pressa é o motor de todas as nossas ações e a cinética do Grand Prix envolve a nossa vida acelerando-a, economizando cada segundo, rendendo culto a uma velocidade que não nos faz ser melhores.

O movimento Slow não pretende abrir os cimentos do que foi construído até a data. A sua intenção é iluminar a possibilidade de levar uma vida mais plena e desacelerada, fazendo que cada indivíduo possa controlar e se apropriar do seu périplo vital. A chave reside num julgamento correto do desenvolvimento adequado para cada momento da corrida diária. Deve-se poder correr quando as circunstancias instam e suportar o temido estresse que em muitas ocasiões nos invade; mas ao mesmo tempo saber parar e usufruir de um presente prolongado que em muitos casos fica sepultado pelas obrigações do futuro mais imediato.

Muitas vezes a lentidão vem associada com valores negativos. Lerdeza, desinteresse, tédio são dimensões que não recolhem os efeitos benéficos de uma atitude pausada, bem razoada e segura.

As decisões importantes nem sempre devem ser tomadas ao azar, impulsivamente, isso o sabemos todos. Resulta difícil acreditar que realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo pode deparar resultados positivos, e sim mediocridade nos diferentes cenários. Mesmo assim, nem sempre a inatividade é sinônimo de vazio.
A lentidão contemplativa integra-nos no meio e pode ser o refugio de idéias brilhantes que nos ajudam positivamente no nosso proceder.
O movimento Slow quer dar ferramentas aos indivíduos para que suas existências não sejam uma mera sucessão de cenários encadeados, desprovidos de emoções.

Em definitivo, o movimento Slow é uma fonte de prazer, útil para se afastar de uma vida estandardizada regida pelo ponteiro do nosso relógio de pulso, submetida por uma velocidade que erradica a nossa capacidade para desfrutar do momento esperado quando este finalmente se assoma."

Visite o site http://www.movimientoslow.com/pt/filosofia.html

6 comentários:

  1. Na mouche Luísa:)
    Uma das coisas que a vida nos ensina em profissões de grande stress e com deadlines apertados, como a minha, é a saber gerir essa pressão desacelerando cada instante dentro de nós.
    Tem duas grandes vantagens; Evita o desgaste psicossomático e melhora radicalmente a nossa eficácia e lucidez.

    P.S. Quanto à msg gentil que deixaste no blog do mestre de convite/sugestão de ida à vossa unidade (Chiado) "quando viesse a Lisboa"... eu moro em Lisboa :). E estou a pensar aderir a uma unidade aqui para começar a fazer pré-yoga.

    ResponderEliminar
  2. Tinha ficado com essa ideia de viveres em Lisboa, mas depois achei que era no Porto. Deduções lol Então, já sabes: estamos de braços abertos! bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Vocês tb têm aulas de pré-yoga no Chiado? A que horas? É que eu tenho horários complicados por causa do meu trabalho...

    P.s. A mega-entrevista do Mestre de que viste o "rough-cut" no Porto ficou um mimo. Vamos fazê-la sair em DVD e tbem livro da Uni-Yoga.

    ResponderEliminar
  4. Ai foi um privilégio assistir ao "rought-cut" dessa entrevista ao Mestre: requinte, qualidade, classe... A ver se sai bem rápido! Temos aulas de pré-yôga todos os dias: 3ª e 5ª 8:30 e 12:00; 2ª e 4ª 17:00; 4ª e 6ª 10:00 e 13:00; 3ª e 5ª 18:00 e 20:00; sábado 10:30. Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Hmm..ok. Em princípio o mais exequível será esse "slot" das 20h00 de Terça e Quinta. Como/quem devo contactar?

    ResponderEliminar
  6. Olá! É só ligar para o 213 244 013 a marcar aula experimental. Bjinhos e até breve!

    ResponderEliminar