Sorri e o Mundo Sorri Contigo por Luísa Sargento

29 junho 2009

Comunicar

Comunicar é difícil e podia ser tão fácil...

Se todos estivéssemos em sintonia não surgiam equívocos: eu falava e tu entendias justamente o que eu estava a dizer; ela falava e nós percebíamos tudo direitinho; mas quando eu digo A tu percebes B, ela percebe C, ele percebe D, nós percebemos A invertido; vós percebeis ABCD a 45 graus e eles, xiiiiii eles percebem tudo errado...

Como diz DeRose: "Só é admissível discutir com quem está de pleno acordo" pois só assim chegaremos a algum lado, não estará um a tentar ganhar a bicicleta nem o outro o triciclo, estaremos todos em harmonia construindo algo!

Não consigo perceber esta sociedade que teima em discutir no desacordo, ficam felizes porque conseguiram levar a maior sobre o outro, apunhalam pelas costas, fingem não dizer por mal mas todos os dias cravam uma ferroada no possível concorrente e deliram quando este não conseguiu o que queria, mesmo que tal objecto não fosse de utilidade para o invejoso negro. Sim porque uma coisa é invejar o que o outro tem sem querer que ele não a tenha, outra coisa é desejar que o outro não consiga alcançar o que deseja. Pior é que normalmente, e desculpem a generalização, são aqueles que pensamos serem amigos que invejam o que temos querendo que não o tenhamos como diz DeRose "Antes, uma fecunda inimizade que uma amizade estéril". Sim porque amizades que não nos levam a lado nenhum não são amizade, não nos fazem crescer, evoluir como ser humano...

Mas como "cada erro cometido é uma virtude adquirida" (DeRose) espero não voltar a cometer os mesmos erros e sentir mais o que o meu nariz me diz, porque apesar de tudo:

"Amigo e inimigo são como o yin e o yang: precisamos dos dois. Uma árvore cresce para baixo e para cima. Para baixo, cria raízes, que se desenvolvem nas trevas, mas sem as quais a árvore não teria força nem estrutura para manter-se de pá. Os inimigos são as raízes e os amigos, os ramos que a fazem florescer."

DeRose in Sútras Máximas de Lucidez e Êxtase, Insights sobre o amor, a vida e a natureza humana, Nobel e Uni-Yôga

Sem comentários:

Enviar um comentário