Sorri e o Mundo Sorri Contigo por Luísa Sargento

02 janeiro 2010

Boato


Muito bom!!!
Obrigada Cheila Saldanha por esta imagem que deixaste no Blog da FYSIP! E gostei muito de dançar contigo na passagem de ano!!!

E o próximo texto foi partilhado no Blog Selva Urbana:

As Três Peneiras de Sócrates
(o que não é nosso primeiro-ministro, como vão perceber...)
Na Antiga Grécia, Augustus procurou Sócrates e disse-lhe:

- Sócrates, preciso contar-lhe algo sobre alguém! Você não imagina o que me contaram a respeito de…


Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou: - Espere um pouco Augustus. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?
- Peneiras? Que peneiras?
- Sim. A primeira, Augustus, é a da verdade. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro?


- Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram!


- Então suas palavras tropeçaram logo na primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira: a bondade. O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?


- Não, Sócrates! Absolutamente, não!
- Então suas palavras tropeçaram, também, na segunda peneira. Vamos agora para a terceira peneira: a necessidade. Você acha mesmo necessário contar-me esse facto, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa?


- Não, Sócrates… Testando o crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar.


E Sócrates sorrindo concluiu:


- Se passar pelas três peneiras, conte! Todos beneficiaremos com isso. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma coscuvilhice a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos.


Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz!


Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras porque:



•Pessoas sábias falam sobre ideias;
•Pessoas comuns falam sobre coisas;
•Pessoas medíocres falam sobre pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário